28 fevereiro 2011

Acnes e Espinha

spinhas são terríveis, né? Pior do que as espinhas que estão prontinhas para sair, são as espinhas internas que além de ficarem por baixo da pele, são as mais doloridas. As espinhas internas são as mais complexas e demoram bastante tempo para chegar até a superfície da pele, por isso de jeito nenhum você deve tentar espremer, já que as chances de conseguir são poucas.
Já tive algumas experiências com espinhas internas, uma delas foi péssima e eu nunca mais esqueci!  Certa vez apareceu uma espinha no meu queixo e eu tive a brilhante ideia de espremer, só que como era de se esperar, ela não saiu. Fiquei agoniada, não saía da frente do espelho e não parava de mexer na espinha. Resultado: Ficou um roxo horrível e lembro que na manhã do dia seguinte estava bem pior, pois de tanto eu apertar foi machucando a pele e manchou – o que era apenas uma espinha interna, virou uma mancha roxa que levou muitos dias para sair, achei que minha pele fosse ficar manchada, mas ainda bem que com o tempo ela sumiu. Desde aí, eu aprendi a nunca mais apertar espinhas, muito menos espinhas internas. Mas enfim, isso foi uma experiência ruim com uma boa lição no final.
E que tal uma experiência que garante um resultado super positivo no final? Estou falando de agilizar o processo para tratar a espinha interna, é fácil, prático e baratinho! Lembre-se, você não deve apertar a espinha interna, nem cutucar, deixa ela ali, quietinha, ok? Com essa dica é possível se livrar da espinha interna sem agredir a pele, bastando apenas aplicar uma compressa de chá preto (morno) em cima da espinha e deixar agir. O chá preto é excelente, realmente funciona. Esse método é testado e aprovado, funciona mesmo! É um remedinho caseiro que ajuda a aliviar a inflamação e a espinha vai murchando, até desaparecer de vez. Geralmente quando eu faço essa compressa de chá preto eu aplico o sachê sobre a espinha interna e coloco um band-aid em cima. Ok, não é uma das cenas mais lindas de se ver, mas o importante é que funciona de verdade!

A acne (ou espinhas) é uma infecção da pele que atinge a unidade pilossebacea que caracteriza-se pela presença de comedes abertos (cravos pretos), comedes fechados (cravos brancos), ppulas, pstulas (espinhas), e, nas formas mais graves, por cistos, abcessos e cicatrizes em graus variaveis.
pimples
Não ha uma causa basica conhecida, mas sim uma serie de fatores relacionados ao quadro:
- aumento da secreção sebacea.
- hiperqueratinização com obstrução do foliculo pilossebaceo.
-alteração da flora bacteriana da pele.
- reação inflamatoria local.
- influencia hormonal.
- tensão emocional (stress).
- uso de cosméticos inadequados.

Quando a acne se apresenta em manifestações mais brandas (Grau I e II), consegue-se um controle bastante eficaz com o uso de cosmeticos especificos e limpeza profunda da pele executada pelo profissional de estética no minimo a cada 20 ou 25 dias.
Os casos mais severos (Grau III e IV) devero antes de mais nada ser examinados e controlados pelo dermatologista .
Entre 30% e 60% dos adolescentes apresentam ou apresentaram um quadro de acne, e muitos levam o problema para a vida adulta. A acne pode deixar sequelas antiesteticas, que podem desaparecer com tratamento adequado.

Como Tratar a Acne

Os medicamentos e cosmticos adequados, receitados no tempo certo, evitaro leses perenes. Este trabalho deve ser fruto de um esforo conjunto da esteticista junto ao dermatologista.
A acne na fase adulta, que se manifesta geralmente na TPM (tenso pre-mentrual) nos desperta maiores preocupacoes com as lesoes, pois elas desaparecem espontaneamente. É suficiente fazer um tratamento estetico para manter a pele limpa, retirando o excesso de oleosidade. Com o fim da TPM, tambem as lesoes desaparecem e caso isso nao aconteça, é preciso fazer um tratamento hormonal.

Nenhum comentário: